09/10/2017

Governo fala em aumentar capacidade de penitenciária após rebelião no Piauí

O diretor da Unidade de Administração Penitenciária, tenente-coronel Adriano Lucena, disse que a partir do relatório de engenheiros da Secretaria de Justiça será estudado o aumento de vagas.

  Presos ocuparam todos os pavilhões da penitenciária de Esperantina (Foto: Sinpoljuspi)

A Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, Norte do Piauí, pode ter um aumento no número de vagas após a rebelião ocorrida na tarde da última sexta-feira (6), que resultou em 75 fugas. Segundo o responsável pela Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (DUAP), o tenente-coronel Adriano Lucena a ampliação depende do aval da equipe de engenheiros da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus). 

No momento a unidade encontra-se sob decreto emergencial. Segundo agentes penitenciários, o presídio tem 156 vagas, mas abrigava 420 presos. “Hoje pela manhã uma equipe de engenheiros chegou e está fazendo as avaliações com o propósito de produzir relatório para levantamento de dados a fim de que se possa já durante a semana termos o início da recuperação definitiva da estrutura física do presídio, inclusive vendo a possibilidade do aumento de vagas”, disse Lucena. 

O diretor informou que estão em curso obras emergenciais para recuperar a estrutura do presídio. Lucena confirmou que a unidade ficou bastante avariada. “Houve muita destruição”, afirmou. Questionado se o aumento das vagas aconteceria através de algum tipo de construção provisória ou criação de um novo pavilhão definitivo, o diretor explicou que tudo depende da opinião dos engenheiros. “Essa resposta somente depois do relatório e das opções apresentadas pela equipe de engenheiros”, comentou. 

A respeito da recaptura dos 75 presos que fugiram da Penitenciária de Esperantina, Lucena afirmou que até o momento 26 detentos foram recaputurados. “Foram recapturados fugitivos em vários municípios como Tutóia (MA), Parnaíba, na região de Esperantina. Temos notícias de recapturado até em Teresina”, relatou acrescentando que a maioria dos presos foram encontrados na região de Esperantina. 

Ao todo 110 presos foram transferidos para outras unidades prisionais e sete detentos ficaram gravemente feridos, precisando ser transferidos para Teresina.

Fonte: G1 PI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES