26/10/2017

Com 10 anos, estudante de Teresina já leu quase 400 livros e vira escritora

Edelani já começou a produzir o segundo livro enquanto família busca apoio para publicar o primeiro trabalho da menina. Carreira de escritora começou aos 8 anos.

Edelani Silva já leu quase 400 livros ao longo de seus 10 anos de vida (Foto: Reprodução / TV Clube)

A estudante de escola pública em Teresina, Edelani Silva, já leu quase 400 livros ao longo dos seus 10 anos de idade. Além disso, a garota também escreveu um livro inspirado nas histórias que conheceu no mundo da literatura.

"Eu li muitos livros e juntei tudo em um só. O Aladin, os contos de fadas e muitos outros estão neste livro”, explica Edelani ao falar sobre seu primeiro livro “A bolinha mágica”, que ela começou a idealizar e escrever aos 8 anos.

Enquanto Edelani trabalha na primeira poesia do segundo livro, sua família está em busca de apoio para publicar o primeiro trabalho da menina. O pai dela, um dos maiores incentivadores, contou que pegava livros emprestados na biblioteca para as filhas lessem.

"Eu fui uma pessoa que estudou muito pouco. O que eu sempre digo para minhas filhas é 'estudar, estudar, estudar'. Porque se com o estudo está difícil, imagina sem o estudo", disse Deusenir da Silva.

A mãe de Edelani, afirmou que sempre promoveu o hábito da leitura na filha. “Ler é muito bom. Você conhece mais o mundo. Quem gosta de lê, gosta de estudar”, disse Terezinha de Jesus.

A irmã da menina, Eusenir Araújo, de 14 anos, relatou que Edelani pegava seus livros escondidos para ler. "Eu não sabia que ela poderia passar de mim na leitura, comigo sendo mais velha. Achei bonito", afirmou a adolescente.

Professor afirma que menina é excepcional para idade
De acordo com o professor e escritor Luiz Romero, um leitor em nível básico deveria ler ao longo de toda vida pelo menos um livro por mês, assim, aos 75 anos, a pessoa terá lido uma média de 900 livros.

“As escolas públicas tem seus alunos prodígios e ela é um”, disse o professor. Para ele, a garota precisa ser incentivada a continuar o hábito da leitura e da escrita. Para isso, o professor defende a publicação do livro de Edelani.

Professor Luiz Romero orienta menina escritora (Foto: Reprodução / TV Clube)

"Temos casos de alunos que de pequenos começam a produzir e a ler que chegam aos 20 anos já tendo lido cerca de 900 livros ou até mil livros. Não é um absurdo, é uma proposta boa", ressaltou o professor.

A menina garante ler pelo menos a metade dos livros previstos pelo professor. "Como eu já li 375 livros, acho que aos meus 20 anos já vou ter lido mais de 500", apostou Edelani.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES