26/10/2017

Clubes votam por Piauiense 2018 com turno único e duas vagas na Série D

Dirigentes se reúnem em arbitral na sede da FFP, discutem sobre propostas e escolhem primeira fase com ida e volta, semifinal e final; além disso, as duas vagas para o Brasileiro serão via estadual

Reunião entre federação e dirigentes sobre o Piauiense 2018 (Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com)

O arbitral realizado na tarde desta quarta-feira, na sede da Federação de Futebol do Piauí, deixou encaminhada a fórmula de disputa do Campeonato Piauiense da próxima temporada. Após cerca de duas horas de discussões, a proposta vencedora foi a do estadual disputado em turno único, com jogos de ida e volta, e os quatro primeiro colocados disputando semifinais e final, também em dois jogos. Além disso, ficou definido que os dois representantes do estado na Série D do próximo ano serão definidos pela colocação no Piauiense, ao contrário do que foi feito nesta temporada, onde a segunda vaga está em disputa na Copa Piauí.

A reunião na sede da FFP começou pouco depois das 16 horas, se estendendo até o anoitecer. Alguns dirigentes levaram suas próprias propostas de regulamento e fórmula de disputa, e cada uma foi debatida e votada pelos demais presentes. No fim, venceu a ideia de realizar o Campeonato Piauiense com turno único de dez rodadas, em jogos de ida e volta entre os seis participantes. Ao fim da primeira fase, os quatro primeiros disputam as semifinais, também em duas partidas, e os vencedores vão à grande decisão, mais uma vez em jogos de ida e volta.

- Claro que não houve uma unidade sobre aquilo que se queria resolver. O Altos trouxe uma proposta, o Parnahyba trouxe outra, tivemos um total de quatro ou cinco propostas. Praticamente cada clube trouxe uma. E a proposta vencedora foi essa - explica o presidente da FFP, Cesarino Oliveira.

Outro ponto discutido foi em relação às vagas do estado nas dipustas nacionais. Neste ano, apenas o campeão piauiense tinha vaga garantida na Série D do ano seguinte, com a segunda indicação indo para o campeão da Copa Piauí, competição paralisada neste momento por questões jurídicas. Em 2018, no entanto, as duas vagas para a quarta divisão nacional serão definidas no estadual, para o campeão e o vice, assim como as vagas na Copa do Brasil.

Cesarino Oliveira, presidente da FFP (Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com)

Essa proposta, votada hoje, será homologada oficialmente na próxima reunião do conselho arbitral, que está marcada para o dia 8 e deverá contar também com um representante dos atletas, para que o regulamento seja assinado e alguns detalhes resolvidos.

- Vai ser publicada, como manda o estatuto do torcedor, a convocação de um representante dos atletas para se fazer presente, para ter a assinatura e alguma discussão ainda que caiba (sobre o regulamento) - finaliza Cesarino.

Proposta bem avaliada
Presente na reunião, o presidente do Parnahyba, Batista Filho, comemorou o regulamento que foi aprovado. O dirigente destacou a importância de debater e entrar em acordo para evitar judicialização do campeonato, como vem acontecendo nos últimos anos, e disse que as vagas para o nacional motivarão os clubes a montarem equipes fortes.
Batista Filho, presidente do Parnahyba (Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com)

- A gente discutiu bastante para que a gente não cometa erros que cometemos em outras competições. Procuramos amarrar bastante o regulamento e a fórmula de disputa foi votada e aprovada pelos clubes. E nós acreditamos que, da maneira que ficou, será um campeonato com atrativos. Tanto primeiro como segundo lugar dará logo as vagas de Copa do Brasil, de Série D, e isso faz com que os times se motivem para o campeonato - disse o dirigente.

Outro dirigente presente era o diretor de futebol do River-PI, Robert Ibiapina. Para ele, a fórmula de disputa também foi a melhor possível, mas o representante do Galo preferia a segunda vaga para a Série D na Copa Piauí, nos moldes do que foi feito esse ano. No entanto, mesmo com a companhia de 4 de Julho, Flamengo-PI e Piauí, venceu a decisão de Altos e Parnahyba, cujo votos valem mais pontos.

Robert Ibiapina, diretor de futebol do River-PI (Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com)

- Eu tenho certeza eu esse campeonato vai ser muito bem disputado. A única discussão era a questão da Copa Piauí do ano que vem, uma Copa Piauí sub-21 que valesse a outra vaga para a Série D, como está sendo esse ano, mas infelizmente os clubes optaram pelo vice-campeão piauiense para disputar a Série D em 2019. A gente discute e a democracia é isso, vence a maioria. Nós fomos votos vencidos - finalizou Robert.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES