09/10/2017

Aulas são suspensas em Esperantina após fuga de mais de 80 detentos

Secretaria de Justiça diz que reforçou o patrulhamento da cidade e tenta tranquilizar população. Escolas do estado e do município suspenderam as aulas. 

 
Aulas sãos suspensas após fuga de 80 presos em Esperantina (Foto: Felipe Pereira/TV Clube) 

O clima de insegurança tomou conta da cidade de Esperantina, localizada a 174 Km ao Norte de Teresina, depois que mais de 80 presos fugiram da penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo na sexta-feira (6) e no domingo (8). As escolas da rede municipal e estadual suspenderam as aulas nesta segunda-feira (9). Na rede municipal a suspensão prejudicou mais de sete mil alunos. 

A Secretaria Estadual de Educação disse que está acompanhando a situação das escolas do município e que as aulas serão repostas para que os estudantes não tenham nenhum tipo de prejuízo. A prefeitura da cidade diz que as aulas serão retomadas na terça-feira (10). 

 
Aulas sãos suspensas após fuga de 80 presos em Esperantina (Foto: Felipe Pereira/TV Clube) 

Os moradores afirmam que estão com medo depois que 75 presos fugiram durante uma rebelião na sexta-feira e na noite desse domingo (8), pelo menos mais oito presos fugiram do presídio. Até o momento, 32 presos foram recapturados e a Secretaria de justiça (Sejus) reconheceu uma situação de crise no sistema prisional piauiense, mas diz que reforçou a segurança na cidade. 

 
Presos ocupam todos os pavilhões da penitenciária de Esperantina (Foto: Sinpoljuspi) 

Em nota, a Sejus diz que destinou um aparato de mais de 70 homens das forças de segurança, para garantir o bem-estar da população. 

“São 22 homens do Comando de Policiamento Especializado; 10 homens da Tropa de Choque de Teresina; 10 da Força Tática de Esperantina; 6 do Batalhão Tático Aéreo de Polícia Militar; 6 do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte; e cerca de 20 guarnecendo o presídio do município. Para fazer a patrulha na cidade e região, também foram destinadas 4 viaturas do Comando de Policiamento Especializado; 2 do Batalhão Tático Aéreo de Polícia Militar; 2 da Força Tática de Piripiri; 1 da Força Tática de Esperantina; e 1 do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte”, diz o comunicado. 

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça, o governador Wellington Dias e o secretário Daniel Oliveira estão no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, solicitando a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).

Fonte: G1 PI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Curta