06/10/2017

Após levantamento, FFP denuncia Fla-PI e Parnahyba por suposta escalação irregular

Federação de Futebol do Piauí conclui pesquisa de elencos e constata que Tubarão e Leão podem ter usado jogadores abaixo da idade permitida no torneio sub-21

Jogadores do Flamengo-PI podem ter atuado de forma irregular na Copa Piauí. FFP cita dois em denúncia (Foto: Stephanie Pacheco)

Federação de Futebol do Piauí (FFP) ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PI) em que pede a investigação da possível escalação irregular do atacante Felipe Garcês, do Parnahyba, é mais abrangente do que se imaginava. Após uma ampla pesquisa nos elencos dos cinco clubes que disputam a Copa Piauí, a FFP denunciou também as supostas irregularidades de Raí, do Tubarão, e Kleilson e Zhizhal, ambos do Flamengo-PI. A procuradoria do TJD-PI recebeu a notícia de infração na quarta e será analisada nos próximos dias para confirmação ou não do julgamento. O Tubarão reitera o entendimento de que não infringiu o regulamento do torneio. O Fla-PI reconheceu o erro.

A busca interna feita por membros da FFP constatou possível irregularidade de quatro jogadores, sendo eles de dois clubes distintos do torneio. Felipe Garcês nasceu no dia 6 de abril de 2000, enquanto Rai, que também foi utilizado na competição, possui em seus registros no BID o dia 20 de novembro do mesmo ano como data de nascimento.

Além da dupla azulina, o Leão também se viu enrascado com a possível chance de perda de pontos por irregularidade de jogador. Também com 17 anos, Kleilson teve o nome citado na denúncia enviada ao Tribunal – mesma situação do goleiro Zhizhal, reserva durante a campanha rubro-negra no torneio sub-21.

Caso seja confirmada irregularidade de Garcês e Raí, Parnahyba pode despencar na tabela com perda de pontos (Foto: Blog do Jonys)

Embora a inscrição de atletas seja de inteira responsabilidade dos clubes, o presidente da FFP, Cesarino Oliveira, reconheceu que um erro no sistema de controle das agremiações permitiu o erro. O mecanismo aponta apenas o limite máximo de idade (21 anos) e não exibe o recorte mínimo (18 anos).

A punição dos clubes pode mexer completamente na classificação geral da Copa Piauí. Vice-líder com 14 pontos, o Parnahyba pode despencar na tabela e sair do G-2, a zona de classificação à final. O River-PI, terceiro colocado, pode se dar bem com a pena imposta ao Tubarão.

JOGADORES CITADOS NA DENÚNCIA ENCAMINHADA AO TJD-PI

Parnahyba:
Felipe Garcês
Rai Lima

Flamengo-PI:
Kleilson Sousa
Thiago Gomes (Zhizhal)

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES