27/09/2017

Setembro Amarelo: Parceria SESA e Maurício de Nassau promove ação em defesa da vida


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), através da atenção básica do Município, em parceria com a Universidade Mauricio de Nassau, realizou na manhã desta quarta-feira (27), no Auditório da Escola Roland Jacob, uma ação de conscientização e prevenção do suicídio.


Alunos do curso de Psicologia, da Universidade Mauricio de Nassau, visitaram algumas turmas da Escola Roland Jacob, distribuindo panfletos e falando sobre alguns mitos e verdades a respeito do suicídio, um problema social que vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos. “Estamos realizando essa ação de prevenção do suicídio, mas, principalmente, da valorização da vida. Tanto a Nassau quanto a Secretaria de Saúde do Município têm a preocupação de abordar essa temática, que é uma temática delicada e que muitas vezes torna-se um tabu social“, destacou Khalina Assunção Bezerra, professora do curso de psicologia, da Universidade Mauricio de Nassau.


“O sofrimento é inerente aos seres humanos. A diferença é a forma como algumas pessoas encaram esses sofrimentos. O suicídio, que é o ato de tirar a própria vida, com certeza, não é a melhor opção de escolha. Nossa ação de hoje, junto com os alunos da Escola Roland Jacob, é debater a valorização da vida para que eles consigam entrar em contato com seus sofrimentos e demandas e consigam internalizá-los”, disse.


A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Saúde, vem realizando, ao longo do ano, muitas ações de cunho social e apoiando as iniciativas públicas e privadas com o intuito de melhorar cada vez mais a saúde e a qualidade de vida dos munícipes. “Essa é mais uma ação da Secretaria de Saúde do Município. Como nós estamos no “Setembro Amarelo” essa é uma ação onde a gente valoriza a vida, pois sabemos que muitos jovens e até mesmo adultos não conseguem ainda lidar com o problema da depressão, principalmente, dentro das Escolas e das Universidades. É importante evitarmos que pessoas cometam o suicídio e que se mutilem como aconteceu nos últimos dias em Parnaíba”, frisou Flávia Azevedo, coordenadora da atenção básica do município.


A Prefeitura de Parnaíba, junto com a Universidade Mauricio de Nassau e com a Universidade Federal do Piauí, disponibilizam estruturas completas para as pessoas que estejam passando por problemas psicológicos, nos seguintes endereços:

CAPS II – Com atendimento de 08h00 as 18h00 – Rua Paulo Airton G. Pacheco, 788 – Rodoviária;

Clínica-Escola / Faculdade Nassau – Rod. BR 343, Km 7,5 s/n – Bairro Floriópolis;

CES – Centro de Especialidade em Saúde – Praça Santo Antônio – Bairro Centro;

Clínica-Escola / UFPI – Av. São Sebastião

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES