13/09/2017

PF cumpre 9 prisões no Piauí e Ceará contra quadrilha que atua em 171 cidades


A Polícia Federal do Ceará e do Piauí deflagraram nesta quarta-feira (13) operação para desarticular organização criminosa especializada em fraudes em licitação e no desvio de verbas públicas. Das nove prisões, duas foram efetuadas no Estado. 

Segundo a PF, os investigados provocaram um rombo de mais de R$ 380 milhões.

Os agentes cumprem 45 mandados expedidos pela 11ª Vara Federal de Fortaleza, sendo nove de prisão temporária, 24 busca e apreensão e 12 de condução coercitiva. 

A operação envolveu 148 policiais federais nos Estados do Ceará e Piauí, além de sete servidores da Controladoria-Geral da União.

Na investigação, originada a partir levantamento feito pela Controladoria Geral da União, foi possível detectar que os principais investigados já tiveram vínculos com dezenas de pessoas jurídicas, das quais 68 teriam recebido verbas públicas de 171 municípios cearenses e de outros Estados.

De acordo com a CGU, as irregularidades incluem recursos federais e municipais de diversas fontes, como Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A principal maneira de agir do grupo investigado é a utilização das empresas por eles controladas em conjunto e em forma de rodízio para vencerem licitações e receberem vultosos valores. Parte dos recursos é desviada através de superfaturamentos e inexecuções dos contratos.

O nome da Operação - Fraternidade – faz alusão ao núcleo do grupo, formado, entre outros, por três irmãos, com vinculação com diversas empresas.

Os envolvidos responderão criminalmente, na medida de suas condutas, pelo cometimento dos crimes de organização criminosa, crimes da lei de licitações, falsificação de documentos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Flash Yala Sena (Com informações da PF/PI)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES