09/09/2017

MEC divulga dados preliminares do Censo Escolar de 2017

Documento traz informações sobre matrículas em creches, pré-escolas, ensinos fundamental e médio e educação de jovens e adultos

Mais de 12 milhões estão matriculados nos anos iniciais 
do ensino fundamental. Arquivo/Agência Brasil
O Ministério da Educação divulgou, nesta sexta-feira (8), os dados preliminares do Censo Escolar deste ano. O levantamento anual detalha a quantidade de matrículas registradas em creches, pré-escola, ensinos fundamental e médio, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e são referentes à educação básica em estados, municípios e no Distrito Federal. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o Censo, foram registradas 2.187.894 matrículas em creches; 3.864.463 na pré-escola; 12.076.354 no ensino fundamental anos iniciais; 9.915.294 nos anos finais; 6.643.661 no ensino médio e 2.858.145 matrículas na Educação de Jovens e Adultos. Os dados abrangem escolas em áreas urbanas e rurais em tempo parcial e integral.

Censo Escolar
O Censo Escolar é feito anualmente. Contabilizar o número das matrículas é fundamental para o repasse de recursos e a execução de programas e políticas públicas na área da educação, como a distribuição de livros, o transporte escolar, a instalação de bibliotecas e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pelo sistema, que coleta as informações do Censo Escolar e gerencia os dados para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, bem como para a implementação de políticas públicas na área de educação.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Curta