18/09/2017

“História Universal da Infâmia” será discutida no Clube da Leitura


O próximo encontro do Clube de Leituras do Sesc Caixeiral será no sábado (23/09), às 16h, na Praça Mandu Ladino, em Parnaíba. 

A obra a ser discutida será o clássico “História Universal da Infâmia”, do escritor Jorge Luís Borges. A mediação ficará por conta do poeta e estudante de História Junior Gualberto. 

Saiba mais sobre o autor e a obra: 

Antes de escrever “Ficções” e “O Aleph”, Borges trabalhou como jornalista e publicou as “Biografias Infames” nas páginas do jornal Crítica, de Buenos Aires, que introduziu um jornalismo moderno na Argentina, aberto ao sensacionalismo do Cidadão Kane e à participação dos grandes escritores do momento. 

Dividindo suas histórias com manchetes e entregando-se ao prazer intenso de imaginar crimes violentos, Borges inventa novas versões de casos de infâmia, alguns famosos, outros desconhecidos. Cria então um estilo de enumerações heterogêneas e tom sensacionalista. 

Borges, já conhecido nos anos 20 como grande poeta e ensaísta, descobre sua vocação de contista. “História Universal da Infâmia”, publicado em 1935, foi durante anos um livro quase secreto, embora um dos contos, Homens da esquina rosada, ficasse famoso pela evocação dos compadritos: os criminosos pitorescos dos bairros de Buenos Aires.

Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES