06/09/2017

Feriadão: saiba como funcionará o comércio em Parnaíba

Comércio no Centro de Parnaíba (Imagem: Pablo Portugal) 

O feriado nacional do 7 de Setembro, nesta quinta-feira, é um convite para muita gente estender o descanso até o final de semana. Em Parnaíba, isso não é diferente. Só que com um ingrediente a mais: o fato da sexta-feira, dia 08 de setembro, também ser feriado. Neste caso em virtude do Dia de Nossa Senhora da Graça, a padroeira da cidade. 

Mas se para a maioria dos trabalhadores o feriadão prolongado é motivo de alegria, para os empresários do comércio, representa uma dor de cabeça certa. Dois dias sem funcionar, logo no início do mês, pode refletir diretamente no faturamento. 

A nova lei que rege o comércio de Parnaíba, aprovada em março deste ano, regulamenta o funcionamento do setor durante finais de semana e feirado. Basicamente, a legislação determina que as lojas podem até funcionar normalmente, desde que haja comum acordo entre patrões e empregados. Isso – é claro – cumprindo normas trabalhistas como por exemplo o pagamento de horas extras. 

Entretanto, a expectativa é de que grande parte do comércio no Centro da cidade esteja de portas fechadas tanto na quinta, quanto na sexta-feira. Movimentos populares como o desfile do 7 de Setembro e as festividades religiosas do dia 08 acabam por fazer com que o consumidor se afaste das compras. 

Já na região da Rua Caramuru, a tendência é de que haja um movimento contrário, até porque a maioria das lojas devem permanecer abertas. A comerciante Maria Raimunda disse ao Portal Costa Norte que o movimento da feira aumenta com a vinda de quem está de folga, o que reflete no comércio lojista. 

O shopping center da cidade também já informou que vai operar normalmente com pelo menos 80% dos estabelecimentos abertos durante os dois dias. A ideia é colocar-se como opção em meio ao feriado.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Curta