30/08/2017

UESPI lança resultado do primeiro vestibular da UAPI


Representantes de órgãos parceiros da UAPI no momento de lançamento do resultado

O resultado do primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí(UAPI) foi lançando na manhã desta quarta feira (30) na sala da reitoria da Universidade Estadual do Piauí. Mais de 9 mil candidatos concorreram as três mil vagas disponibilizadas para 60 municípios em todas as regiões do estado.

Na solenidade de lançamento, estiveram presentes representantes do Governo do Estado, da Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (FAPEPI), da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc), membros da coordenadoria de Educação por Meio de Mediação Tecnológica e membros da administração superior da UESPI, que são parceiros nesse programa.

A UAPI é um programa voltado para o desenvolvimento da modalidade de Ensino a distância. No Piauí, o objetivo da oferta de cursos de bacharelado em administração para 60 municípios é fruto do interesse do governo do estado em expandir e interiorizar a educação superior. O representante do governo do estado na solenidade, Mario Angêlo de Meneses Sousa, destacou em discurso que o governo não tem medido esforços para viabilizar o programa da UAPI. ” Teremos mais uma segunda etapa do programa que vai abranger mais 120 municípios, com um edital previsto para novembro deste ano ” afirmou Mario Ângelo, que também é coordenador de mediação tecnológica do governo.

Reitor Nouga Cardoso durante o lançamento do resultado dos 10 primeiros colocados do vestibular

Para o reitor Nouga Cardoso, a UAPI vai levar o desenvolvimento para muitas localidades do Piauí, que até então não tinham a oportunidade de ingressar no ensino superior.” Através desse programa a UESPI consegue atingir mais piauienses. Certamente isso contribuirá com a qualidade de vida, com a geração de emprego e renda, para que o estado do Piauí possa crescer. Pra nós é um momento de muita alegria , porque foi pra isso que a Uespi foi criada”, declarou. Na ocasião, o reitor divulgou o nome dos 10 primeiros colocados no vestibular.

Gestão e estrutura da UAPI
O diretor do Nead ( Núcleo de Educação a Distância da UESPI), Arnaldo Brito, ressaltou que o Piauí vive um momento histórico. ” Nós do Nead, sempre fomos provocados para fazer uma expansão, mas pela Capes isso não foi viabilizado tão breve. Mas o governador deu condições para fazer uma expansão e nós abraçamos esse projeto. Hoje nós saímos de 35 pólos para 95 pólos, com o curso de administração que foi um sucesso com o número de inscritos. Isso mostra o reconhecimento das pessoas na instituição, e nossa meta agora é retribuir com um ensino de qualidade”, declara o diretor. O Nead é um dos responsáveis pela gestão pedagógica dos cursos.

Diretor do Nead, Arnaldo Brito, durante o discurso na solenidade

Para a viabilização desse projeto, o governo fortaleceu parcerias com outros órgãos de fomento a educação superior. O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, pontuou que a fundação se sente muito orgulhosa de participar da parceria.” A Fapepi participa no sistema de gestão de bolsas, são 60 municípios e 60 bolsas para profissionais que venham a concorrer o edital que está aberto até dia 04 de setembro para tutor do programa”, divulga.

Além do investimento em recursos humanos, no programa a estrutura física fica sob responsabilidade da Seduc, que segundo o Superintendente de Ensino Superior, Ellen Gera, ficou com a parte de construção e equipamento dos pólos, bem como a estrutura tecnológica de todo programa. ” A Seduc tem a responsabilidade de cuidar da infraestrutura técnica, lembrando que a grande maioria os pólos estão presentes nas escolas estaduais. Então, vamos atender todas essa universidade nova que ta chegando e que vai adentrar por todo interior do estado”, pontuou.

Programa de Universidade Aberta
A UAPI é um programa integrado ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB) com autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) para funcionamento dos novos polos.O programa de ampliação do ensino superior é custeado totalmente pelo governo do Estado com parcerias da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (FAPEPI) e Coordenadoria de Educação por Meio de Mediação Tecnológica.

Para ter acesso a lista de aprovados acesse o site do Nucepe (http://nucepe.uespi.br/uapi2017.php)

Assessoria de Comunicação - UESPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES