08/08/2017

Perícia Técnico Científica de Parnaíba passa a contar com aparelhos de infravermelho

Governo compra equipamentos para Perícia de Picos, Parnaíba e Teresina.

Espectroscopio RAMAN, em uso no Instituto de Criminalística.

O Governo do Estado fez um investimento de quase meio milhão de reais na compra de equipamentos para a Perícia Técnico Científica do Piauí. Um avanço em qualidade e celeridade na realização de exames, principalmente em drogas ilícitas e lícitas e de outras substâncias, com a compra de três aparelhos de infravermelho para cidades de Picos, Parnaíba e Teresina.

Outro investimento realizado no primeiro semestre, de R$ 700 mil, foi a aquisição do Espectroscopio RAMAN, em uso no Instituto de Criminalística em Teresina.

Importado dos Estados Unidos, o Sistema de Espectometria Infravermelha com Transformada de Fourier (FTIR), é capaz de detectar resíduos microscópicos e utiliza técnica não-destrutiva de prova, ou seja, preserva o material mesmo após a análise. Também é empregado na realização de exame definitivo de drogas, por meio da pesquisa de entorpecentes, além de identificar diversos tipos de substâncias comumente encaminhadas à perícia, como agrotóxicos, acelerantes, polímeros, entre outras substâncias sólidas.

O diretor da Polícia Técnico-científica, Dr. Antônio Nunes, informou que o Secretário de Governo Merlong Solano comunicou que o Governador autorizou a compra de três aparelhos de infravermelho, ´´era uma reivindicação constante de juízes , promotores e Delegados de Polícia para a celeridade e na necessidade de alguns exames que ainda não tínhamos capacidade de fazer e que agora teremos´´ ressalta. O diretor lembra ainda que todos os peritos passam por treinamentos para manuseio do Espectrocopio Raman , ´´com a chegada do Infravermelho 90% da nossa demanda será realizada por ele e os casos mais complexos utilizaremos o Raman podendo atender o Sul e o Norte do Estado, descentralizando os serviços´´ garante.

Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES