06/08/2017

Maria Fumaça está sendo revitalizada

A primeira máquina ferroviária a passar pelos trilhos de Parnaíba, a Maria Fumaça está sendo revitalizada.

Locomotiva de prefixo 29, conhecida por “Maria Fumaça” sendo revitalizada

A locomotiva de prefixo 29, conhecida por “Maria Fumaça” por conta da fumaça e fuligem que deixava em virtude da queima de madeira para acionar sua caldeira e em consequência o motor, que se encontra na Esplanada da Estação e deveria servir de atrativo turístico à cidade de Parnaíba, mas que se encontrava abandonada e sendo aos poucos destruída pela ação do tempo e pela falta de ação do homem está sendo recuperada para voltar a ter sua finalidade turística.

A “Maria Fumaça” pertencia a Estrada de Ferro Central do Piauí e Rede Ferroviária Federal S/A. Foi fabricada nos Estados Unidos em 1920. Possui bitola 1,00 m, com 40 cm de diâmetro dos cilindros, configuração das rodas 0-4-0 e 57 cm de curso dos pistões. Seu comprimento é de 5,22 m.


A velha "Maria Fumaça" na Rua Grande (Av. Pres. Vargas) em frente ao Casarão de Simplício Dias, em Parnaíba, anos 30. Foto (acima) pertence ao arquivo pessoal de Carlos José Candeira, publicada por Helder Fontenele no Facebook "Parnaíba das Antigas".

Em 2006 a “Maria Fumaça” foi incluída no Inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil, sendo, portanto, a única do Piauí a fazer parte da Memória Ferroviária Nacional. O Inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil encontra-se em todas as bibliotecas públicas do país e entidades do exterior ligadas ao setor de ferrovia. Louve-se a isso, o esforço do laborioso Arlindo Leão.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES