18/08/2017

Falta de água e higienização improvisada em maternidade geram risco de infecção no Piauí

Segundo médico que fez vários partos, para evitar contaminações a higienização é improvisada.

Imagem:Ilustrativa 
Falta de água em maternidade gera risco de infeção

Profissionais e acompanhantes de pacientes denunciam a falta d'água na Maternidade Evangelina Rosa. De acordo com uma funcionária que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que preferiu não se identificar, o problema ocorre com frequência.

“Tenho informações que desde quarta-feira (16) está faltando água. Aqui é sempre assim, uma hora tem água, outra hora não. Agora com o período mais quente sempre acontece esse problema”, revelou.

O médico Jeferson Sousa falou que realizou vários partos e para evitar contaminações a higienização é feita de forma improvisada. “Nesse momento está faltando água na parte do Centro Cirúrgico e na [Clínica] Neonatal. Para higienizar as mãos estamos fazendo lavagem com soro fisiológico. É um procedimento arriscado, mas infelizmente estamos fazendo isso para minimizar os riscos porque tem procedimento de urgência e emergência”, afirmou.

Alguns setores estão com o abastecimento prejudicado. A torneira que fica na entrada da UTI não tinha água. Outro espaço com risco de contaminações são incubadoras que deveriam ficar em um local isolado e seguro. No momento elas estão no meio da passagem entre salas sem proteção.

A manicure Arcângela Ribeiro está com o filho internado diz que tem medo do bebê contrair algum problema de saúde. “No alojamento não tinham sequer água para tomar banho. Para banharmos é complicado já que a água vai chegando aos poucos”, disse.

A dona de casa Lene Carvalho está com o sobrinho internado há três dias. Além do abastecimento ela reclama da qualidade da água. “Pela manhã não tínhamos o liquido e quando veio foi aos poucos toda suja, parecendo ferrugem”, denunciou.

A assessoria de imprensa da maternidade explicou que a água recebida todos os dias ainda passa por um segundo tratamento lá dentro mesmo. O registro é fechado durante 15 minutos e depois a água volta a circular normalmente.

A assessoria informou ainda que nesta quinta-feira (17), uma bomba deu problema no local mostrado na reportagem do PITV 2ª Edição, mas o restante da maternidade era abastecida normalmente.

A assessoria da Águas de Teresina informou que a maternidade, além do sistema da águas de Teresina, também é abastecida por um poço que está com problema. A empresa vai enviar dois carros-pipa já que o poço não está atendendo todas as necessidades da maternidade.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES