29/08/2017

Corpo de Bombeiros dá dicas de como prevenir incêndios

Foto: Proparnaiba 

Com o fim do mês de agosto e o início do b-r-o-bró, os índices de foco de incêndio aumentam. A baixa umidade relativa do ar e as temperaturas elevadas no Piauí tornam o ambiente propício para queimadas acidentais e criminosas. Com isso, as ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí se multiplicam, e a corporação não mede esforços para poder atender todos os casos.

Para se prevenir de incêndios a população deve evitar qualquer tipo de queimada entre os horários de 10h às 16h. “É normal que devido à falta de saneamento e abandono em alguns terrenos, a população use o fogo para se defender de pragas, doenças e até mesmo dos bandidos que usam a vegetação como esconderijo” como conta o major Veloso, representante do Corpo de Bombeiros.

Em caso de queimadas, o ponto inicial de segurança, é ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros, e retirar tudo que for inflamável de perto do foco de incêndio. “Para ajudar, a população pode utilizar sistemas de irrigação e resfriamento de telhados para proteger os patrimônios pessoais” comenta o major.

Em Teresina, os focos de queimada coincidem com as zonas de expansão imobiliária, geralmente, em conjuntos habitacionais com terrenos baldios por perto. Para denúncias de queimada é preciso uma comprovação do ato, em forma de foto ou vídeo, para atestar a ação criminosa, ligar para o número 190 da Polícia e depois avisar ao Corpo de Bombeiros sobre o foco de incêndio.

Investimento
O Corpo de Bombeiros recebeu um a corporação recebeu caminhão com maior capacidade para carregar água e colchões para distribuir em suas unidades. A corporação conta com o apoio de outros órgãos, como a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Ibama, para melhorar a situação das queimadas durante o b-r-o-bró. Além disso, o concurso para soldados do Corpo de Bombeiros está sendo reprogramado para aumentar a equipe e melhorar o atendimento em todo o estado.

Fonte: pi.gov.br via Proparnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Curta