11/07/2017

Movimento em estradas cresce 5,1% em junho

Indicador mostra que número de veículos cresceu frente a 2016. Dado funciona como um termômetro para o desempenho da economia

Expectativa é de que movimento nas estradas cresça mais 
no segundo semestre do ano Edsom Leite/M Transportes
Com a retomada da economia, o movimento de veículos em estradas com pedágio voltou a crescer. No primeiro semestre do ano, o avanço foi de 0,3%; na comparação entre junho e igual mês do ano passado, a alta foi de 5,1%. Os dados são da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada.

“Os resultados positivos do índice convergem com a melhora do ambiente macroeconômico, com destaque para a continuidade do processo de afrouxamento monetário, a inflação acomodada em menores patamares e a trajetória de reação dos rendimentos”, avaliou Alessandra Ribeiro, diretora da Tendências Consultoria.

Esse indicador é importante por funcionar como um termômetro para a economia. Se o movimento nas estradas cresce, significa que mais cargas estão em circulação pelo País, o que impulsiona, além do comércio, o segmento de serviços. Quanto maior esse movimento, melhor o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB).

Expectativa para o 2º semestre
Para a Tendências, a expectativa é de que esses números da ABCR melhorem ainda mais no segundo semestre do ano, embora que ainda em ritmo gradual. Conforme a economia comece a avançar a ritmo mais forte, esse indicador deve mostrar dados mais robustos.

Fonte: Portal Brasil, com informações da ABCR e da Tendências Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES