19/07/2017

Corpo de Bombeiros alertam para os riscos de queimadas no 2º semestre

Com a proximidade do período mais quente do ano, o Corpo de Bombeiros do Piauí já está se mobilizando para combater possíveis focos de incêndio devido às queimadas em terrenos baldios e nas matas. 

Em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta terça-feira (18), o major Egidio Leite informou que novos equipamentos e viaturas (de grande e pequeno porte) foram adquiridos para ampliar o atendimento no próximo semestre, quando se inicia o chamado b-r-o-bró no Piauí. 

Além disso, o major comentou que o comando trabalhará com a compra da folga do efetivo para ter mais equipes disponíveis para atender as ocorrências. 

Segundo o major, essas medidas serão adotadas para minimizar os impactos provocados por queimadas uma vez que o ano de 2016 foi considerado atípico, devido a grande quantidade de ocorrências. 

“Estamos há mais de dois meses promovendo reuniões com as pessoas que possuem as atribuições relacionadas a esse tipo de atendimento para que possamos minimizar esse impacto. Outras secretarias já foram mobilizadas para ajudar nesse atendimento mais eficaz”, comentou o major.

Ele disse ainda que os focos de incêndio ocorrem – por diversas vezes – simultaneamente, o que dificulta o atendimento do Corpo de Bombeiros. Geralmente ocorre nos horários de 14 e 15 horas. 

“O que mais nos preocupada nesse período do ano é o aumento da temperatura e a vegetação que se desenvolve durante o período chuvoso, pois essa vegetação tende a entrar em combustão a partir de agosto”, alertou o major.

O Corpo de Bombeiros pediu ainda que a população evite atear fogo no mato e em terreno baldios, pois rapidamente ele pode se alastrar e o morador perder o controle da situação. 

“As pessoas têm um papel importante seja fazendo aceiros, promovendo a limpeza dos seus terrenos, e evitando as queimadas”, destacou. 

Carlienne Carpaso
carlieneps@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES