06/06/2017

PROFBIO da UESPI é o segundo mais procurado do Brasil; inscrições estão abertas até quinta (08)

Mestrados Profissionais na UESPI

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), está sendo a segunda instituição mais procurada do Brasil no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Ate o momento, a UESPI conta com 131 inscritos para 18 vagas, ficando atrás apenas da UFMG, que até o momento recebeu 137 inscritos. As inscrições se estendem até dia 8 de junho.

O programa é organizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e visa contribuir para o aumento da qualidade da capacitação de professores para atuarem no ensino básico e na pós-graduação stricto sensu. Com regime semipresencial e de abrangência nacional, o PROFBIO conduz os alunos ao título de Mestre em Ensino de Biologia. Este ano, o programa ofertou em sua totalidade 446 vagas distribuídas de acordo com a necessidade de cada instituição associada no Brasil.

O PROFBIO, primeiro mestrado em Biologia ofertado na UESPI, trata-se de um programa de pós-graduação stricto sensu de Ensino de Biologia em Rede nacional reconhecido pela Coordenação de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) do ministério de Educação. Tem como objetivo a qualificação profissional de professores de biologia em efetivo exercício de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino-aprendizagem da Biologia em sala.

Atualmente, o Programa tem como coordenadora na UESPI, a Profa. Francisca Lúcia, do Departamento de Biologia. Há diversas linhas de pesquisa no mestrado sendo extremamente importante no contexto nacional.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PROP), Prof. Dr. Geraldo Luiz, explicou de forma detalhada que os três programas de pós-graduação em rede (PROFBIO,PROFMAT e PROFLETRAS) congregam, articulam e introduzem uma nova cultura científica. Isto acontece porque os programas formam equipes multidisciplinares de pesquisadores, com uma mentalidade de trabalho em projetos integrados, transversais e interinstitucionais, com grande compartilhamento de informações.

Para Geraldo, essa nova etapa ampliou possibilidades de se submeter projetos com qualidade. “Esses programas aumentam a qualificação de professores da educação básica em cada uma dessas respectivas áreas. A UESPI foi fundada com o objetivo de formar professores, estamos atendendo a população piauiense, nordestina e brasileira no que diz respeito à formação em nível de graduação de licenciados e contribuindo de forma significativa para o aumento da qualidade do ensino básico, e agora com esses três programas, e o PROFBIO se iniciando, passamos a contribuir ainda mais para a formação de professores, produção e projetos de pesquisas que possibilite a melhoria da educação”, finaliza.

Em âmbito de produção de pesquisa, os Programas de Pós-graduação da UESPI são referências para o Estado do Piauí. Atualmente a UESPI disponibiliza cinco mestrados, sendo três deles em rede (parcerias com outras universidades), e dois acadêmicos ofertados pela própria Instituição: Letras e Química.

Das Inscrições
A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet, na página eletrônica da COPEVE até as 17h (horário oficial de Brasília) do dia 8 de junho de 2017. A taxa de inscrição é de R$ 200,00 (duzentos reais).

Só poderá concorrer a uma das vagas o candidato que atender a todos os seguintes requisitos: Ser portador de diploma de curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com habilitação em Biologia, devidamente registrado no Ministério da Educação; Ser professor de Biologia do Ensino Médio em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido; Estar ministrando aulas de Biologia em qualquer ano do Ensino Médio.

O PROFBIO inicia suas aulas na UESPI no segundo semestre de 2017. O candidato classificado deverá estar em efetivo exercício de docência em Biologia, no Ensino Médio na Rede Pública de Ensino do país, enquanto permanecer cursando o PROFBIO. Será exigido do candidato, até o 12º mês de ingresso no curso, a comprovação de proficiência em um idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol). As instruções específicas sobre o comprovante de proficiência estarão disponíveis no site da Instituição Associada na qual o candidato fará o seu curso ou no site da Sede.


Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES