29/06/2017

Pacientes do Caps AD III têm documentos de identidade expedidos


Os pacientes assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD 24 horas) de Parnaíba, estão sendo beneficiados com o projeto “Carteira de Identidade na Mão: Cidadania em Ação”, coordenado pelo Serviço Social daquela unidade de saúde. 


O projeto acontece em parceria com a Delegacia Regional de Parnaíba, através do delegado regional, Eduardo Alves Ferreira e pela coordenação do Instituto de Identificação de Parnaíba. A ação visa promover orientações sobre a importância e os cuidados com os documentos pessoais, como forma de conscientização e valorização da Carteira de Identidade para o exercício da cidadania, como também os demais documentos civis. O projeto também possibilita o encaminhamento ao Espaço da Cidadania para emissão da primeira via do Registro Geral (RG) ou ao Instituto de Identificação para emissão da segunda via do RG. 

Conforme explica a assistente social do Caps – AD, Josinilde dos Santos Rosendo, o projeto surgiu diante da grande demanda que os profissionais enfrentam rotineiramente no Caps, pois na maioria das vezes, o paciente chega ao Centro sem nenhum documento de identificação. “Dessa forma o Caps AD III contribui para superar o problema da falta de documentos civis e reforçar o compromisso e responsabilidade com a inserção social das pessoas que sofrem com a dependência química”, disse Josinilde. 


O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD 24 horas) é um serviço especializado no cuidado e atenção integral continuada às pessoas com necessidades em decorrência da dependência química do álcool, crack e outros entorpecentes. 

Os pacientes passam por acompanhamento psicossocial e clínico, além de serem integrados em ações de reinserção social pelo acesso ao exercício dos direitos civis, lazer e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O Caps AD 24h também atende aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias. 

O Caps AD III, é coordenado pela senhora Francisca Albuquerque e dispõe de equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, clínico geral, assistentes sociais, psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e enfermeiros, dentre outros.

Ascom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES