23/06/2017

Ministério lança prêmio para preservar cultura popular

O Prêmio Culturas Populares vai contemplar iniciativas como o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, entre outros

Prêmio valoriza expressões culturais Arquivo/Agência Brasil
O Ministério da Cultura lançou nesta quinta-feira (22), em Caruaru (PE), o Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, o maior em número de premiações já lançados pela pasta.

Serão 500 prêmios, de R$ 10 mil cada, para iniciativas que retomem práticas de cultura popular em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares no País. 

Os interessados em participar do edital poderão se inscrever até 28 de julho por via postal ou online. Com objetivo de orientar candidatos sobre as inscrições, o MinC promove uma série de oficinas pelo País, gratuitas e abertas ao público.

Já estão agendados encontros em Belém, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Saiba mais no hotsite do Prêmio.

Prêmio
Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 a coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e 20 a herdeiros de mestres já falecidos, em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram.

Veja o vídeo com as instruções: 


"Este é o maior edital da cultura popular em número de prêmios, o que reflete a preocupação do MinC em preservar a cultura popular, incentivar os fazedores de cultura popular e reconhecer o trabalho desses mestres, grupos e comunidades", destaca a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Débora Albuquerque.

A iniciativa faz homenagem a Leandro Gomes de Barros, cordelista paraibano nascido em 1865, no município de Pombal (PB), considerado o rei dos poetas populares do seu tempo. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES