29/06/2017

Grupos culturais do Maranhão também presentes na 28ª noite do Festival de Folguedos São João da Parnaíba


A prefeitura de Parnaíba, através da superintendência de cultura, realizou nesta quarta-feira (28), a 28ª noite do XVII Festival São João da Parnaíba, na Praça de eventos Mandu Ladino, com as presenças do prefeito, Francisco de Assis Moraes Souza e da secretária de desenvolvimento social e cidadania, Adalgisa Moraes Souza e alguns integrantes de sua equipe de governo. 


O XVII São João da Parnaíba está chegando ao fim, deixando aquele gostinho de quero mais. A 2ª noite do Concurso de Grupos Culturais foi reservada para as apresentações de bumba-meu-boi, que este ano contou com a participação de grupos culturais de outros Estados do Nordeste. 


Com o ritmo marcante dos tambores e com suas toadas simples os grupos culturais abrilhantaram mais uma noite de pura cultura popular nordestina e encantaram as milhares de pessoas que se fizeram presente no Quadrilhódomo de Parnaíba. 


O bumba-meu-boi, “Novo Prateado”, da Ilha Grande de Santa Isabel, abriu as apresentações. Depois foi a vez das apresentações dos grupos culturais vindos da cidade de Tutóia, no Estado do Maranhão. O bumba-meu-boi Araçá e o Boi Precioso, formados por jovens de 17 a 21 anos, trouxeram um espetáculo diferente e com características marcantes da cultura maranhense. 


O bumba-meu-boi, Estrela Cadente, do Conjunto Joaz Souza, se apresentou tendo como tema “em defesa da vida”, procurando resgatar a sensibilidade para a necessidade da preservação da natureza e da vida humana. 


O bumba-meu-boi, “Brilho da Ilha”, da Ilha Grande de Santa Isabel é um veterano do São João da Parnaíba. Fundado em 2010, tem como presidente, Maria Lucia da Cruz Aguiar. Com 120 brincantes e com o tema, “fogueira de São João” o “Brilho da Ilha” levantou o público presente ao Quadrilhódomo. 


O bumba-meu-boi, “Brilho da Ilha”, da cidade de Timom, no Estado do Maranhão e o bumba-meu-boi, “Novo Lírio” fecharam as apresentações. 


Junior Vieira & banda, Leo Cachorrão e Explosão do som animaram a festa com muita música popular e forró. 

Confira a ordem das apresentações da quinta-feira (29) 

1º – Quadrilha Junina infantil Rei do Cangaço
2º – Quadrilha Junina infantil Fogo de Palha
3º – Quadrilha Junina infantil Anarriê
4º – Quadrilha Junina Paixão Nordestina (Fortaleza-CE)
5º -Quadrilha Junina Asa Branca do Agreste
6º – Quadrilha Junina Companhia da Matuta (Luís Correia-PI)
7º – Quadrilha Junina Flor do Campo (Capitão de Campos)
8º – Quadrilha Junina Luar do São João (Teresina-PI)

Ascom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES