01/06/2017

Em Parnaíba, casos de HIV/Aids tiveram aumento

Xildes Ribeiro, coordenador do COAS/CTA de Parnaíba 

A realidade de pessoas em tratamento com a Síndrome da Imunodeficiência Adquira, também conhecido HIV, tem crescido em Parnaíba, devido ao número de mortes ter reduzido já que as pessoas estão mais beneficiadas com os coquetéis e os soropositivos tem tido qualidade de vida. A Aids é uma infecção viral ainda sem cura. 

Os exames podem ser feitos no Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS)/Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Rua Passajarina, 247, Bairro Pindorama. O exame é sigiloso e gratuito. 

Segundo Xildes Ribeiro, coordenador do COAS/CTA, atualmente, 341 pessoas são soropositivas do HIV em Parnaíba, sendo que 211 são do sexo masculino e 130 feminino. Os exames podem ser feitos de forma gratuita no Centro de Orientação e Apoio Sorológico, o Coas, e Centro de Testagem e Aconselhamento, CTA, na Rua Passajarina, 247, Bairro Pindorama. O exame é sigiloso e gratuito. 

Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era considerado receber a sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com tranquilidade, desde que faça uso de medicamentos indicados e seguindo corretamente as recomendações médicas. Portanto, todas as pessoas devem fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco. 

Fonte: Portal CN/Por Daniel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES