08/05/2017

Polícia apura nova queda de balão; 3º caso na mesma região do Piauí


 Polícia Civil do Piauí 

Pela terceira neste ano, um objeto voador não tripulado caiu no Norte do Piauí. Desta vez, o fato ocorreu no povoado Água Fria, zona rural de Campo Maior, neste domingo (07) e mobilizou a Polícia Civil. Devido a reincidência da queda de balões na região, o delegado regional da 5ª DRPC, Anchieta Nery, informou que serão levantadas maiores informações sobre a segurança destes equipamentos.


 Polícia Civil do Piauí 

"As três ocorrências registradas na região chamam atenção e poderiam ter implicado em consequências danosas. O objetivo é se certificar que a população da região não esteja sujeita a qualquer tipo de risco", disse o delegado Anchieta Nery. 

O balão que caiu pertence ao Laboratório 'X', da holding Alphabet Inc., que também controla a empresa Google, ambas sediadas na Califórnia (EUA). 

Interrogado pela Polícia Civil, a equipe de terceirizados contratados pela 'X' informou que os pousos são programados e assistidos por equipe técnica que, inclusive, pode controlar remotamente o aparelho. Eles informaram ainda que fato do balão ter pousado fora do local programado se deve a fatores como vento e chuva. 


 Polícia Civil do Piauí 

"A equipe de Polícia Civil se dirigiu ao local para se certificar que não ocorreram danos ou lesões a qualquer cidadão. Além do que é o terceiro objeto do mesmo tipo que cai na região em um curto espaço de tempo. Vamos fazer o levantamento para ter mais informações sobre a segurança destes equipamentos", finaliza Nery. 

Esta foi a terceira vez que um balão do Projeto Loon caiu no Piauí. O primeiro caso ocorreu em fevereiro deste ano no município de Buriti dos Montes, também na região Norte do Estado. O segundo registro foi na município de São João da Serra, na mesma região. 

O Projeto Loon tem como objetivo transmitir acesso à internet para áreas rurais, remotas e sub-atendidas ao redor do mundo. 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES