03/05/2017

Mão Santa vai retomar proposta de Consórcio das Cidades Turísticas do Litoral


O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, esteve reunido esta semana com o superintendente de Turismo, Charles Júnior, objetivando discutir estratégias para retomar as reuniões já iniciadas com os prefeitos de cidades turísticas do litoral, com vistas à formação de um Consórcio para definir ações conjuntas visando o fortalecimento do turismo da região. Além dos municípios piauienses de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande de Santa Isabel, participam também dessas tratativas os prefeitos dos municípios de Chaval no Ceará e Araioses, no Maranhão, este último em função de sua localização, com ilhas do Delta do Parnaíba. 

Duas reuniões já foram realizadas, com a presença de prefeitos técnicos e secretários de turismo, sendo uma na Ilha Grande e outra em Luís Correia, porém, em função de problemas ligados à troca de secretários da área em dois destes municípios, encontros foram suspensos e serão retomados em maio, com o terceiro encontro desta feita em Parnaíba, com a previsão da vinda de secretários de turismo dos Estados do Ceará e do Maranhão, além de um técnico com experiência no turismo piauiense. 

Mão Santa disse que só com a junção de ideia e de esforços será possível a região norte alavancar o seu turismo, visto que o Governo do Estado muito pouco tem investido na região, embora seja “aqui o maior potencial turístico do Piauí”, lembra o prefeito. Para ele os prefeitos devem se unir e com essa união mostrar para o restante do Estado a necessidade de investimentos volumosos no turismo, como atividade econômica rentável. 

Planície Litorânea 
O prefeito Mão Santa disse que não tem interesse algum que Parnaíba permaneça no Consórcio Regional de Desenvolvimento da Planície Litorânea Piauiense (COREDEPI), criado no final de 2013 pelo ex-prefeito Florentino Neto, “um empreendimento que que visava atuar por onze municípios associados para que fossem realizadas ações de desenvolvimento da grande região do norte do Piauí”. Só que de lá para cá até agora nada de concreto foi feito. “Muitos prefeitos nem ligaram muito pra isso”, declarou o prefeito da Ilha Grande, Herbert Silva. 


Mão Santa com prefeitos do Consórcio 
Logo após sua vitória nas eleições de outubro Mão Santa recebeu em seu gabinete de transição na FIEPI a visita de vários desses prefeitos e foi informado, na ocasião, que o Ministério Público estava cobrando que Parnaíba recebesse o lixo de todos esses 11 municípios do consórcio e que também a prefeitura local se responsabilizasse pelo transporte de doentes para Teresina, tirando a responsabilidade dos demais prefeitos. Mão Santa constatou também que as maiores despesas do Consórcio recaiam sobre Parnaíba, tudo aceito pela gestão passada. O ex-prefeito Florentino Neto chegou a ser eleito o vice-prefeito do referido Consórcio. 

“Nós não temos nenhum interesse nisso. Aqui lá tá cheio de petista e Parnaíba não tem nada a ganhar participando da forma como eles querem”, destacou Mão Santa.

ASCOM - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES