19/05/2017

Família denuncia dono de pizzaria por racismo no PI e polícia investiga

Inquérito foi aberto e empresário responderá processo por racismo.

Família denuncia que sofreu racismo em pizzaria da Zona Sudeste

Uma família de negros alega ter sido vítima de racismo e discriminação e procurou a delegacia para denunciar o caso, que aconteceu no dia 29 de abril desse ano, mas somente agora procurou a polícia. De acordo com a mulher que preferiu não se identificar, ela e os familiares foram a uma pizzaria na avenida do bairro Dirceu Arcoverde, na Zona Sudeste de Teresina, mas o que era para ser diversão se tornou um pesadelo depois que eles teriam sido expulsos do local com ofensas raciais.

“O proprietário do restaurante disse que ali não era lugar para macacos brincarem, que eles (crianças) estavam quebrando os brinquedos e que era para a gente ir embora. No Momento eu disse pra ele que minha filha só queria brincar e ele disse que não. Que o brinquedo custou caro e que era para a gente ir embora”, denunciou.

Ao reclamar contras ofensas, a mãe também teria sido agredida. “Me xingou. Mandou eu dar minhas partes. Me chamou de macaca e disse que eu não sabia educar minha filha, sendo que a gente foi para lá para si divertir em família”, contou.

O caso foi denunciado na Delegacia dos Direitos Humanos, no Centro de Teresina, e depois de ouvir testemunhas e vítimas o delegado responsável decidiu abrir um inquérito por racismos. No entendimento do delegado Emir Maia, as ofensas foram dirigidas para um grupo.

Segundo o delegado, que ainda irá ouvir o empresário, o crime de racismo é mais grave e produz reflexos até para a empresa do envolvido. “Se por acaso o crime em tela for o de racismo a pena é de três a cinco anos de reclusão. Ao final do inquérito nós oficiamos à promotoria dos Direitos Humanos para que entre com ação para caçar o registro da empresa”, disse.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES