15/05/2017

Detran Piauí já emitiu 5 mil carteiras de habilitação com nova tecnologia

Tem o objetivo de proporcionar agilidade e segurança aos agentes de trânsito

Imagem: Ascom Detran
As carteiras de habilitação emitidas no Piauí já estão sendo entregues com o novo dispositivo de segurança, QR-Code, impresso na parte interna do documento, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Desde o dia 1º de maio, quando o Estado começou a imprimir o documento com o novo item, foram entregues 5 mil carteiras aos condutores.

“A inclusão dessa tecnologia é válida para todo o país e tem o objetivo de proporcionar agilidade e segurança aos agentes de trânsito durante a verificação de uma CNH. A medida garante maior autenticidade ao documento e facilita acesso às informações, além de evitar fraudes e falsificações”, explica Sandro Alves, diretor de Habilitação do Detran.

Por meio da câmera de um smartphone, usando o aplicativo Lince, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamentos de Dados (Sepro), é possível ler o código, que dá acesso aos dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), que contêm informações do condutor, e a foto emitida na CNH, para comparação do documento impresso.

O departamento alerta que motoristas com documento dentro da validade, no modelo antigo, não precisam se preocupar em trocar a CNH. A mudança ocorrerá na renovação ou expedição da segunda via. “Vale ressaltar que não haverá cobrança de taxas adicionais”, pontua Sandro.

Mudanças na CNH
Desde janeiro deste ano, a CNH apresenta um novo desing, a tarja que fica no topo do documento, que era azul esverdeada, passou a ser preta e a ter o mapa do estado em que a CNH for emitida. No canto superior, um mapa do Brasil é impresso com tinta de variação óptica, que dificulta a falsificação da carteira. O fundo do documento é mais amarelado e novos elementos de segurança (vistos apenas com a luz ultravioleta ou negra) foram incluídos, como brasões da República e fios de microletas.

Fonte: 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES