03/04/2017

UESPI promove roda de conversa para cuidadores de pessoas com autismo


Imagem ilustrativa

Nesta quarta-feira, dia 05 de abril, a partir das 14h, a UESPI promoverá o Ciclo de Rodas de Conversa para Cuidadores de Pessoas com Autismo na Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Poty Velho, Zona Norte de Teresina. No encontro, profissionais da saúde e docentes da instituição apresentarão o tema da Musicoterapia. O projeto é voltado para pais, cuidadores, educadores e profissionais de saúde, e visa educar, sensibilizar, despertar valores, compartilhar experiências, otimizar o cuidado a este público e promover o empoderamento das pessoas. As rodas de conversa, que acontecem nas primeiras quartas-feiras de cada mês, pretendem trazer à tona temas relativos ao cuidado em saúde da pessoa com autismo e para isso, convida-se um profissional da área para mediar o diálogo.

O projeto é coordenado pela professora da UESPI do curso de Fisioterapia, Michelle Vicente Torres. Segundo a docente, as atividades desenvolvidas são importantes porque orientam profissionais de saúde que não sabiam como lidar com pais que procuravam a rede de saúde: “Eles estavam desorientados, pois os casos de autismo são diversos e às vezes não sabiam como manejar, como conversar com os pais, de modo a garantir uma intervenção precoce e impedir que os problemas se agravassem”, afirma.

Ainda segundo Michelle, os encontros ocorrem de modo a garantir um diálogo fluido, horizontal, sem intervenção de meios como datashow que poderiam caracterizar uma palestra. O ambiente também é pensado no intuito de garantir o bom acolhimento de todos que queiram participar. Alguns temas já abordados pelo projeto foram “Autismo e Inclusão”, “Linguagem e Autismo”, além de conversas mais gerais sobre todos os aspectos do autismo.

O Ciclo de Rodas de Conversa para Cuidadores de Pessoas com Autismo é vinculado ao PIBEU (Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária), e acontece em parceria com a UBS do Poty Velho, o NUTEC (Núcleo de Terapias Comportamentais), a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e a Comunidade da UESPI.

Dia de Conscientização sobre o Autismo
O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo e que, mesmo sendo único para cada pessoa, apresenta geralmente características como dificuldade de aprendizagem e de relacionamento. O dia 2 de abril é marcado como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, e é lembrado através de passeatas e eventos públicos em várias cidades do país, inclusive em Teresina.

ASCOM/Edição: Portal PHB em nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES