26/04/2017

Sesc Avenida promove oficina de iniciação à iluminação teatral



O Sesc Dramaturgias completa neste ano 19 anos de existência, sendo a versão atual do Projeto Sesc Dramaturgia: Leituras em Cena. 

Idealizado pelo Departamento Nacional como uma estratégia para valorizar a relação de artistas e grupos teatrais com o texto dramático, a proposta foi atualizada, em 2015, no sentido de alcançar um conceito ampliado de dramaturgia e, consequentemente, se tornar mais atrativo para a clientela do Sesc e para o público em geral. 

Nesse sentido o Sesc Avenida, em Parnaíba, oferece a Oficina de Iniciação à Iluminação Teatral, ministrada pelo Prof. Dr. José Sávio Oliveira de Araújo, docente do Departamento de Artes do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN. 

A oficina começa às 8h desta quarta-feira (26) e se estende até o domingo (30), somando carga horária de 20h. 

José Sávio tem Pós-Doutorado na University of British Columbia (Vancouver, Canadá 2008/2009), onde desenvolveu o projeto de investigação interdisciplinar no cruzamento das áreas de arte, ciências e tecnologia. 

Programação da Oficina: 

26/04 - Luz e Iluminação - relações entre os fenômenos luminosos, percepção visual e suas aplicações na arte e no cotidiano 

27/04 - Panorama da Iluminação nas Artes Cênicas 

28/04 - Aspectos gerais da Iluminação na linguagem e estética do espetáculo 

29/04 - Introdução aos equipamentos, materiais e sistemas de iluminação cênica 

30/04 - Elementos de criação, projeto e operação em iluminação cênica 

Resumo da Oficina: 
Esta oficina de 20h, dividida em cinco sessões de 4h/dia, aborda o papel da iluminação nas Artes Cênicas e parte da referência de que a Iluminação Cênica é um dos componentes fundamentais da construção do espaço da cena e, portanto, da própria cena. Este curso de curta duração propiciará aos seus participantes uma visão introdutória, porém abrangente, desta área de atuação artística, cujas origens remota aos ritos ancestrais primitivos e aos espetáculos da antiguidade clássica, diversificando-se e expandindo-se em diferentes épocas e sociedades. As aplicações e desdobramentos do estudo e prática da Iluminação Cênica extrapolam as fronteiras do palco e da cena e sua influência se faz notar nas mais diversas atividades e serviços do mundo contemporâneo. A metodologia deste curso se baseia na construção de diálogos de ensino e aprendizagem entre seus participantes, que poderão, por meio de aulas expositivas, recursos áudiovisuais e materiais de apoio, como textos e outras fontes de informação, iniciar-se no contato com esta forma de conhecimento e, por meio de atividades práticas, experimentar situações e aplicações da iluminação na cena. Trata-se de um curso cujo púbico alvo abrange amplas possibilidades, incluindo desde espectadores interessados em desenvolver seu repertório para apreciar um espetáculo até iniciados no assunto que desejem ampliar suas referências acerca deste tema.

Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES