03/04/2017

Médicos fazem paralisação de advertência no Piauí; consultas e exames são cancelados

Apenas o regime de urgência e emergência serão mantidos nos hospitais do estado; profissionais pedem reposição salarial prometida pelo governo. 

Hospital Getúlio Vargas é referencia no servico de alta complexidade (Foto: Reprodução/TV Clube) 

Médicos das unidades de saúde da rede estadual do Piauí paralisaram as atividades nesta segunda-feira (3), em advertência devido à falta de reposição salarial prometida pelo governo. De acordo com a categoria, atendimentos laboratoriais, consultas e exames foram cancelados. Apenas o regime de urgência e emergência serão mantidos. 

"É uma paralisação de advertência para cobrar do governo os acordos firmados em junho de 2015, principalmente ao que se refere ao reajuste salarial. A categoria está há quase três anos sem aumento, ganhamos a metade do piso do médico que faz 20h que é de R$ 13 mil. Até os profissionais da rede municipal recebem 60% a mais do que nós. É uma defasagem muito grande", declarou o diretor do Sindicato dos Médicos (Simepi), Valriam Feitosa. 

Segundo Simepi, o pagamento do reajuste salarial de menos de 10% seria feito em etapas. A primeira seria cumprida a partir 2015 até 2017, no entanto acumulou e sem previsão dos médicos receberem. Outra reivindicação da categoria refere-se às condições de trabalho. 

"Os hospitais estão sucateados, sem estrutura para receber uma demanda tão grande tanto em Teresina como no interior. A paralisação de 24h tem adesão de 90% dos médicos e vamos aguardar um posicionamento do governo. Nesta terça-feira realizaremos uma nova assembleia para definir como fica o movimento", comentou Valriam Feitosa. 

O secretário estadual de administração, Franzé Silva, disse que o governador informou que só vai falar de reajuste depois do fechamento da receita do primeiro quadrimestre. Ele explicou também que isso está sendo feito para evitar que acordos feitos não sejam cumpridos.

Fonte: G1 PI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Curta