26/04/2017

Em reunião, Semar-PI debate sobre exploração de petróleo e gás natural


A Secretária de Meio ambiente e Recursos Hídricos realizou nesta quarta-feira (26/04) no auditório da FIEPI reunião para discutir o projeto de exploração de petróleo e gás natural no Piauí realizado pela empresa Ouro Preto Óleo e Gás S/A, com a presença do Secretário de Meio Ambiente Ziza Carvalho, secretário de mineração Luís Coelho, superintendente de Meio Ambiente da SEMAR Ricardo Moura Fé e o auditor Daniel Guimarães.

Ziza Carvalho iniciou a reunião técnica explanando que um exame de impacto ambiental é realizado desde 2015, e reafirmando que SEMAR cumpriu a exigência legal facultando a realização de duas audiências públicas em locais onde serão diretamente afetadas pelo, nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Floriano, com a presença de órgãos públicos e universidades.

“Esse licenciamento é para a perfuração de três blocos que foram leiloados pela Agência Nacional de Petróleo na Bacia do Parnaíba. A concessão é da empresa Ouro Preto, que pretende, após obter a licença para perfuração de analise em 2018. Apenas após a análise, e se for encontrado gás ou petróleo, será feita uma novo licenciamento para exploração. Trata-se de uma perspectiva. O Maranhão já explora e nós estamos falando da mesma bacia sedimentar, caso haja exploração, haverá todo cuidado para que os impactos negativos sejam prevenidos e mitigados", informou o secretário.

A exploração do Petróleo e gás natural visa, além geração de emprego em diversas áreas, impulsionar o crescimento da economia do estado do Piauí. Na reunião, a empresa Ouro Preto Óleo e Gás S/A esteve representada pela gerente de meio ambiente Gloria Marins, pelo Marcos Leme diretor de tecnologia e serviços, e pelo gerente executivo de perfuração Luís Fabio Nunes, que realizou uma apresentação técnica sobre o projeto.

Durante a reunião foi aberto espaço para discussão onde representantes da FIEPI e FUNDESPI questionaram sobre a ausência de realização de audiência pública em Teresina, e sobre questões técnicas e legais que cercam o projeto, questionamentos devidamente respondidos e fundamentados tanto por membros da empresa quanto pelo auditor da SEMAR Daniel Guimarães, que orientou que todos podem ter acesso a todo o procedimento no site da SEMAR, desde a publicação do Edital até a fase atual do projeto.


Fonte: 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES