27/03/2017

Euroinka abre inscrições para profissionais estrangeiros estudarem na UESPI



A Universidade Estadual do Piauí – UESPI por meio da Diretoria de Relações Internacionais – DRI, informa que estão abertas as inscrições para intercâmbio acadêmico através do programa Euroinka. As vagas ofertadas são destinadas a profissionais estrangeiros que estejam interessados em estudar e desenvolver pesquisas na UESPI. O Euroinka é um projeto de cooperação internacional que faz parte do Programa Eramus Mundus.

Nesta edição do programa, estão sendo ofertadas 27 vagas para as 13 universidades latino-americanas conveniadas, sendo elas, 10 para mestrado, 10 doutorado e pós-doutorado e 7 Staff (técnicos). Os auxílios são financiados pela Comissão Europeia. Os interessados podem se inscrever entre os dias 25 de março até 10 de maio de 2017, pelo site do programa.

De acordo com a diretora de relações internacionais da UESPI, Luciana Libório, a vinda de estrangeiros para a instituição contribuirá com a rica troca de aprendizado com alunos, professores e técnicos.”Se houver candidatos interessados, eles trarão a sua bagagem cultural e seu conhecimento”, enfatiza.

O programa prevê uma parceria entre 7 universidades europeias e 13 latino-americanas. No Brasil apenas duas universidades foram contempladas nesta edição, dentre elas, a UESPI, que estabelece um consórcio com o Eramus Mundus, buscando a integração de diferentes níveis de ensino, pesquisa e gestão dentro do âmbito acadêmico.

Somente de 2012 a 2015, a UESPI já enviou mais de 158 alunos de graduação e professores para o exterior em diversas modalidades de intercâmbio como o Ciências Sem Fronteiras, Erasmus e Santander, entre elas a aluna Letícia Gonzaga, de Comunicação Social que foi para Espanha em 2015, Universidade de Vigo; o Lucas Nunes do Curso de Ciência da Computação que fez mestrado completo na Universidade de Valencia, na Espanha, e também a Profa. Maria do Rosário Alves do Campus de Parnaíba, que foi para Portugal em 2016 fazer seu pós-doutorado de Direito.

A importância dessa parceria entre a UESPI e outras universidades europeias acarretam em uma vivência maior sobre a perspectiva global do ensino. “Os números acima não representam apenas estudantes, já que pesquisadores da pós-graduação e docentes também se beneficiam da modalidade acadêmica”, declara Luciana Libório

As informações e edital para profissionais estrangeiros podem ser acessadas através do link.

Confira aqui as instituições conveniadas.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Curta