20/02/2017

Exposição conta história do teatro político brasileiro



A Galeria de Arte Cristino Melo, no Centro Cultural Sesc Caixeiral, em Parnaíba, recebeu artistas, estudantes, profissionais liberais e pessoas da comunidade que participaram da abertura da exposição “Arena Conta... Teatro e Resistência no Brasil (1965-1970)”. O evento aconteceu na noite desta sexta-feira (17). A exposição é realizada pelo Sesc e o Instituto Augusto Boal. 

O acervo relembra a importância da trajetória do Teatro de Arena, sua militância e engajamento artístico e político no país. São sete painéis contam a história do Teatro de Arena. Três músicas originais dos espetáculos foram recuperadas e acompanham a exposição, além de vídeos e fotos dos acertos Instituto Augusto Boal e Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Antes da abertura da exposição foi realizado um caloroso bate-papo sobre a experiência de Boal em torno de sua estética e de seu pensamento político como algo capaz de transformar o espectador. 

“O debate permitiu que o público pensasse sobre o atual e caótico momento político em que o país está passando”, destaca a coordenadora de Cultura do Sesc, Lili Machado. Ao adentrarem na Galeria os visitantes foram absorvidos pela história do Teatro de Arena de Augusto Boal.

A atriz Fernanda Silva interpretou o texto de Eduardo Viveiros “Os Involuntários da Pátria”, com trilha sonora interpretada pela Orquestra Camerata Delta Exploratória, com direção de Paulo Rios do IFMA”. A Orquestra é composta, em sua maioria, por músicos formados no Sesc Piauí. 

A exposição permanece até o dia 20 de março, com visitações mediadas, aberta ao público de segunda a sábado. A programação da exposição conta com a participação do grupo GESTO, estudiosos do Teatro Oprimido. Também será ministrado o curso “A Origem do Teatro do Oprimido”, de 13 a 17 de março, no Sesc Caixeira. As inscrições estão abertas no Sesc Caixeiral. 

Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comercio (Sesc) é uma entidade de prestação de serviços de caráter socioeducativo que promove o bem-estar e a qualidade de vida de seus públicos nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. No campo da Cultura o Sesc se dedica à promoção das artes e das manifestações culturais, fomentando renovadas formas de percepção estética por meio de variações artísticas, evidenciando seus modos de criação, reflexão, mobilização e transformação de realidade. Prioriza o debate, a crítica e a difusão das mais diversas expressões artísticas, permitindo a partilha de pensamentos, sentimentos e expectativa.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES