18/10/2016

Central de Flagrantes de Parnaíba, mantém 66 presos, quatro vezes a mais que a capacidade

Devido superlotação, preso passou mal e foi socorrido nesta segunda (17). Sindicato dos Delegados denuncia condições precárias e teme rebeliões.

Central de Flagrantes de Parnaíba, No Litoral do Piauí

Com capacidade para 15 presos, a Central de Flagrantes de Parnaíba, no Litoral do Piauí, está custodiando 66, quatro vezes além do que sua estrutura permite. Devido à superlotação, um preso chegou a passar mal na manhã desta segunda-feira (17) e precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A situação foi denunciada pelo Sindicato de Delegados de Polícia Civil do Piauí (Sindepol), que teme rebeliões ou mesmo uma fuga em massa.

Preso chegou a passar mal em uma das celas e foi socorrido pelo Samu (Foto: Sindepol/Divulgação)

Em nota divulgada nesta segunda pelo Sindepol, além da superlotação e das condições desumanas, a atual situação extrapola o tempo necessário de permanência de presos na unidade policial. Um preso deveria permanecer na Central apenas o tempo para lavratura e comunicação do flagrante ao Poder Judiciário. No entanto, há presos que estão há dias, chegando até meses, em situação precária.

A Central de Flagrantes de Parnaíba recebe presos de cidades e, segundo o Sindepol, atualmente tem presos até mesmo de outros estados. Conforme a delegada Andrea Magalhães, presidente do Sindepol, a delegacia não dispõe de efetivo e não tem estrutura física adequada para custodiar presos.

"O local não foi projetado para esse fim. Dessa forma, apresenta um risco para a população, já que está localizada em uma área residencial", diz a nota enviada pelo sindicato.

A quantidade de presos foi confirmada pelo delegado Eduardo Ferreira, delegado responsável pela Central de Flagrantes de Parnaíba. “Hoje estamos com 66, mas já vamos fazer uma audiência com o juiz para tentar mudar essa situação. Na audiência vamos pedir a remoção de todos os detentos para presídios do estado e esperamos que o nosso pedido seja acatado”, explicou.

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que já está em contato com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) para fazer a transferência de presos da Central de Flagrantes de Parnaíba para o sistema prisional. O Secretário Fábio Abreu disse ainda que nos próximos dias deverá acontecer audiência de custódia no município, o que deverá também resolver a situação.

Fábio Abreu completou informando que está sendo finalizada a reforma na Central de Flagrantes de Parnaíba, o que dará melhores condições de trabalho para servidores e mais conforto à população.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES