05/10/2016

A um mês do 'Enem', professores dão dicas aos estudantes que farão exame

Resultado de imagem para enem 2017 imagem
Imagem Web

Faltando um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),estudantes correm contra o tempo para estudar o conteúdo exigido no exame e garantir uma boa nota. Professores ouvidos pela Agência Brasil dão dicas aos candidatos sobre como organizar os estudos nessa reta final. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

Manter o ritmo intenso de estudos e revisar conteúdos em que o estudante tem mais dificuldade são dicas do professor Daniel Vitor Noleto, diretor do colégio e curso SEI, no Rio de Janeiro . “O Enem não é uma prova simples, é conteudista. É bom que o estudante venha se preparando e, faltando um mês para a prova, é importante que ele dê atenção aos conteúdos em que tem mais dificuldades. Que ele possa revisar tópicos em que tem mais dificuldade e assim estudar um pouco mais e aprofundar alguns temas”, disse.

Já para quem estudou pouco até agora, mas está disposto a fazer um esforço nessas últimas semanas, o professor Daniel recomenda a estratégia oposta: estudar os conteúdos com os quais o estudante tem mais afinidade. “Pra quem não vem estudando muito fica mais difícil, mas vale a pena fazer o contrário: rever os conteúdos que tem mais facilidade para definir pelo menos a pontuação que você sabe que é melhor. E é importante tentar acertar o máximo da prova de matemática, que é a maior do Enem, e também o português”, diz.

Traçar um cronograma para organizar a rotina de estudos é fundamental na avaliação de Eduardo Valladares, gerente pedagógico e professor de português do Descomplica, também no Rio. “É preciso ter uma agenda prévia que traga para o estudante um pouco mais de organização, disciplina e controle, senão ele vai escolher só o que lhe traz prazer e não sai da sua zona de conforto para estudar melhor. Se ele não fez isso o ano inteiro, nessa reta final é importante ter uma grade”, disse.

Para Eduardo Valladares, analisar e resolver as provas anteriores é outra boa estratégia de estudo. Ele sugere que os candidatos busquem diretamente nas provas ou sites de educação os conteúdos que têm sido mais cobrados no Enem e a forma como eles aparecem na prova. “Além de olhar os principais tópicos, a dica é ver como a prova cobrou e a melhor maneira é fazendo questões anteriores”, disse.

O professor recomenda também que os estudantes façam as provas de outras edições como simulados, no mesmo tempo da aplicação do exame. “Para experimentar como a prova acontece na sua realidade. O exame é cansativo, então uma dica é não deixar de treinar a situação da prova”.

Redação
A redação, item importante no Enem, merece uma estratégia de estudo na rotina de preparação para o exame. O professor de redação do Colégio Mopi, Diogo Comba, recomenda que os estudantes produzam pelo menos um texto por semana, mas diz que a pouco tempo da prova o melhor é focar no estudo da estrutura do texto. “O momento agora talvez não seja a quantidade de redações, mas treinar a formulação do texto. Fazer exercícios que envolvam a estrutura do texto, da gramática aplicada ao texto, o uso de termos de coesão”.

Diogo Comba recomenda aos estudantes que procurem redações que obtiveram a nota máxima no Enem para avaliar a estrutura utilizada e como é desenvolvida a introdução. A leitura é outro ponto fundamental, de acordo com o professor. Ele sugere a leitura sobre temas como mobilidade urbana, geração de energia e a relação de dependência entre o homem e a tecnologia, que avalia como possíveis para a redação do Enem.

Fonte:  Agência Brasil/Via 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES