19/08/2016

Unificação das polícias volta a ser discutida na Assembleia Legislativa

Comandante da Polícia Militar do Piauí discorda das discussões. Tema tem gerado polêmica entre representantes da segurança pública.

As discussões em torno da unificação do trabalho das polícias Civil e Militar voltam à pauta nesta sexta-feira (19) através de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí. A proposta é discutida em todo o país e tem causado polêmica entre autoridades e trabalhadores da área da segurança pública.

A ideia da unificação não agrada o comando da Polícia Militar do Piauí. O comandante da corporação no estado, coronel Carlos Augusto, ressaltou que a missão de todas as polícias está definida na Constituição Federal e por isso não enxerga eficácia nas discussões realizadas no âmbito do Poder Legislativo estadual.

"Não vejo nenhuma eficácia em se discutir isso nos estados. A nossa competência foi atribuída na Constituição Federal. Essa discussão é feita país afora por uma necessidade dos grandes centros de definir os limites de atuação das suas polícias, algo que não acontece no Piauí. Se em todos os estados a polícia trabalhasse como trabalha no Piauí acredito que essa discussão não seria tão forte", falou.

Apesar da posição, o comandante disse que respeita a Assembleia Legislativa e o direito dos deputados de discutirem o assunto. Carlos Augusto disse ainda que o mais importante para reforçar o modelo de segurança pública é modificar a legislação e endurecer as leis para evitar que os criminosos presos pela Polícia Militar estejam nas ruas poucos dias após a prisão.

"Nós respeitamos. Os parlamentares têm legitimidade para fazer a sessão e buscar também soluções. Mas se querem mesmo discutir segurança pública para servir a população acredito que tem que tratar de leis mais rígidas que permitam que as pessoas que a gente prende no dia-a-dia fiquem na cadeia", concluiu o comandante.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES