26/07/2016

Morre aos 91 anos o professor Gilberto, ex-diretor da Caixeiral

Morreu aos 91 anos o ex-diretor da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, o professor Gilberto. 

Professor Gilberto Escórcio Duarte 

Faleceu na manhã desta terça-feira(26), em Parnaíba, o professor Gilberto Escórcio Duarte, aos 91 anos. Professor Gilberto estava na Unidade de Terapia Intensiva-UTI do Hospital Marques Bastos. O velório está ocorrendo na Pax União. 

Apresentamos nossas condolências e votos de pesar a todos os familiares, amigos e admiradores deste grande homem.

Quem foi Gilberto Escórcio Duarte

Ele nasceu no dia 07 de setembro de 1924, no município de Buriti dos Lopes, onde passou sua infância e parte da juventude. De família tradicional, é filho do estimado casal Miguel Pascoal Duarte e Francilina Escórcio Duarte, pais que sempre o ensinaram a valorizar e apreciar os ensinamentos e importância dos estudos e o real valor da família.Teve educação tradicional rígida e respeitosa em seus valores e disciplina típica das primeiras décadas do século XX, com foco principalmente na leitura e nos cálculos.

Bandeiras do Brasil, da Parnaíba, do Piauí e da Caixeiral a meio mastro (Foto: WatsApp) 

Ainda durante sua juventude o veio morar em Parnaíba, para estudar, onde passou a residir em uma casa de sobrado, situada na Avenida Presidente Vargas, de propriedade de seu tio José Pascoal Duarte e posteriormente com suas tias Maria Duarte e Benedita Duarte.

Começou estudando na União Caixeiral, logo no primeiro dia de sua estada na cidade de Parnaíba, vindo a se formar em 1948 no curso de Contabilidade. Ainda como aluno começou a trabalhar inicialmente no Ginásio Parnaibano como auxiliar de secretaria, onde teve sua primeira experiência profissional, bem como foi onde veio a conhecer e posteriormente casar-se com Joana Eneida Nóbrega Duarte.

Passado algum tempo Sr. Gilberto começou a trabalhar na União Caixeiral, iniciando como bedel, cargo que tinha como função manter a ordem e disciplina dos discentes daquela instituição de ensino.

Logo depois de formado de formado, tornou-se professor, nessa época assumiu o cargo de funcionário do setor e contabilidade da Prefeitura Municipal de Parnaíba, continuando na União Caixeiral como secretário e professor de estatística do curso de Contabilidade.

Foram quase 70 anos de atuação intima com o prédio e com a escola, além de prestar serviços à sociedade parnaibana.

Sr. Gilberto construiu aqui, na cidade que o acolheu de braços abertos, laços indestrutíveis tanto de amizade quanto familiares, sendo sempre um amigo leal, sincero e extremamente dedicado à seus filhos e esposa.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES