08/07/2016

Heráclito Fortes confirma que é candidato a presidente da Câmara dos Deputados

Com a saída de Eduardo Cunha, parlamentar piauiense coloca seu nome a disposição e tem um 'padrinho' de peso: o presidente interino Michel Temer 

Heráclito Fortes anuncia candidatura (Foto: Divulgação) 
O deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI) confirmou, na tarde desta quinta-feira (07/07), que colocou seu nome à disposição do partido e dos demais parlamentares como candidato à presidência da Câmara.

O cargo ficou vago devido à renúncia do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Após o anúncio feito por Cunha, a presidência interina convocou nova eleição para a próxima terça-feira (12/07), às 16 horas. 

Heráclito Fortes, em entrevista, disse que, na reunião com a bancada e com a direção do PSB, foi estimulado a colocar seu nome como opção para a disputa. “Eu estarei, a partir de já, à disposição dos companheiros da Câmara para conversar, para discutir sobre essa candidatura, que não é minha, mas do meu partido e de um conjunto de forças políticas que pertencem a diversas siglas”, afirmou. 

O parlamentar acredita que a “força partidária será menor que a força individual de cada candidato”. E explica: “Eu tenho participado, há mais de um ano, de encontros e conversas de um grupo que vem buscando saídas para a profunda crise do nosso país, que vem lutando para implementar mudanças, e elas vieram, com a abertura e o prosseguimento do processo de impeachment. O Brasil está seguindo no caminho certo, e a Câmara agora precisa seguir neste mesmo caminho”. 

De acordo com as regras anunciadas na tarde desta quinta-feira, o novo presidente da Câmara será eleito em primeiro turno caso obtenha a maioria absoluta dos votos. Ou seja, se estiverem presentes 500 deputados, são necessários os votos de pelo menos 251 parlamentares. Se nenhum candidato alcançar esse número, haverá um segundo turno entre os dois mais votados. Neste caso, bastará maioria simples dos votos para eleger o novo presidente da Câmara. O deputado eleito assumirá o mandato que se encerra no dia 1º de fevereiro de 2017. 

PIAUIENSE NA DISPUTA
Não é a primeira vez que um parlamentar piauiense disputa a vaga de presidência da Câmara dos Deputados em Brasília (DF). O hoje senador Ciro Nogueira (PP) tentou o cargo em seu último mandato como deputado federal. Na época tinha o apelido de ‘príncipe do baixo clero’. Não obteve êxito, mas conseguiu uma boa ascensão de seu nome no cenário político nacional. No caso de Heráclito, o nome dele surge forte por estar hoje bem próximo do presidente interino Michel Temer (PMDB). Heráclito era, por exemplo, quem organizava jantares em sua casa para reunir aliados no sentido de discutir o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

Fonte: O Olho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES