05/05/2016

Abril Dançando no Sesc Avenida



O Sesc Avenida, em Parnaíba, continua com a programação do projeto Abril Dançando, iniciada no mês passado, em comemoração ao Dia Internacional da Dança: 29 de abril. 

A programação do Abril Dançando conta com nove espetáculos de diversas expressões da dança, com o intuito de provocar debates e ampliar as políticas públicas culturais na área artística. Atrelada à programação serão realizadas oficinas de dança, apresentações e performances, com a participação de grupos locais de dança e convidados de outras cidades. 

Confira abaixo a programação dos próximos espetáculos: 

ESPETÁCULO: Luzia 

COMPAINHA/GRUPO: CIA. LUZIA AMÉLIA-THE 

SINOPSE: Luzia é um solo de dança contemporânea que surge da necessidade de borrar fronteiras entre teoria/prática em um ambiente acadêmico. Andreia Barreto, Drika Monteiro e Luzia Amélia compõem um conjunto de corpos dançantes, interessadas no movimento, numa singular concepção coreográfica, numa espécie de organização própria de mover e ser dança. 

Apresentação: 09/05 

Horário: 20h 

Local: Teatro do Sesc Avenida 

Classificação: Livre 

Duração: 35mim 

Entrada: 1 kg de alimento não perecível 

Oficina: 09 e 10/05 

Horário: 08h às 12h e 14h às 18h 

Duração: 16h 

Local: Sesc Avenida 

Inscrição: 1 kg de alimento não perecível 

ESPETÁCULO: BAIXA DA ÉGUA 

COMPANHIA/GRUPO: CIA. LUZIA AMÉLIA-THE 

SINOPSE: Baixa da Égua, na definição do dicionário informal, seria local distante, geograficamente desconhecido, para onde não se deseja ir e para onde outra pessoa que lhe atormenta deve ser mandada. Em Teresina, a região conhecida como Baixa da Égua é, sob relato de moradores antigos, área em que, antigamente, havia movimentos de compra, venda e trocas de alimentos, conduzidos nos lombos de éguas. Os animais transportavam de tudo: carnes, grãos, tecidos, restos e mantimentos e, ao tempo em que carregavam coisas tangíveis, carregavam, igualmente, coisas intangíveis, como histórias e acontecimentos, cimentavam costumes, jeitos, improvisos... Tendo o lugar geográfico como ponto de partida a Cia. Luzia Amélia encontrou questões mais amplas para a dança contemporânea, como as de continuidade e descontinuidades que aparecem nas rupturas de paradigmas instaurados no mundo, na dança e no corpo. Em Baixa da Égua entram na cena corpos grotescos, corpos éguas, carregadoras, corpos que constroem dinâmicas singulares, como insistentes galopes, batidas, rolamentos, dobras, exaustão, suspiros, suspensões, coerentes com a proposição investigada. Corpos que andam e dançam de quatro, corpos não rítmicos que se entrelaçam como acontecimentos engendradores de cultura e singularidades de relações corpo/espaço, criando jeitos de aproximarem-se do passado, não apenas dos lugares, mas de corpos. Para que o público projete-se em direção à Baixa da Égua, as bailarinas atraem cada pessoa, individualmente, instaurando singularidades necessárias para estar na dança e elas, por sua vez, dançam procurando restos de movimentos que se expõem como sobras de construções culturais. 

Apresentação: 10/05 

Horário: 20h 

Local: Teatro do Sesc Avenida 

Classificação: Livre 

Duração: 40mim 

Entrada: 1 kg de alimento não perecível 

ESPETÁCULO: ENTRE 

COMPANHIA/GRUPO: DANTAN IZAKÁ 

SINOPSE: Entre é um convite, um lugar, é estar entre duas coisas ou duas situações, entre ser artista, estar o tempo inteiro entre atravessamentos reais e metafóricos. É uma cidade construída, inventada, refeita e modificada, a ficção do nosso mundo, inventar contextos (concretos e metafóricos) para dançar e produzir conhecimento sobre dança. Entre é uma metáfora das condições que circundam, amarram e determinam o fazer dança, seja em Teresina ou qualquer outra cidade. Aqui o objeto linha é tomado como objeto-conceito, que materializa no espaço uma espécie de condição da vida contemporânea, um corpo atravessado por um emaranhado de questões, embolado, enganchado num rizoma. É uma imersão, experiência que requer um permanecer dentro e a metáfora do campo minado surge como entendimento de que o corpo é o próprio campo minado, onde tudo é CAMPO e tudo é MINA que explode, modifica e transforma. 

Apresentação: 12/05 

Horário: 19h 

Local: Centro Cultural Caixeiral 

Classificação: 14 anos 

Duração: 60min 

Entrada: 1 kg de alimento não perecível 

Oficina: 11 e 12/05 

Horário: 15h 

Local: Sesc Avenida 

Inscrição: 1 kg de alimento não perecível

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES