11/04/2016

Infestação de besouros assusta moradores do Bairro Nova Parnaíba

Você já acordou e deu de cara com um besouro em sua cama? Ou então algum deles já caiu em seu prato enquanto você almoçava? Imagine que susto que você levaria! Situações como estas se tornaram frequentes e mudaram a rotina de moradores da Rua Teresina, no bairro Nova Parnaíba, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.



Uma infestação de besouros conhecidos como Bicho-barbeiro (Triatoma infestans) tomou conta de um quarteirão inteiro da Rua Teresina, nas imediações do Supermercado Elizeu Martins. Os moradores do local estão assustados com o fato, pois o Barbeiro é o portador do protozoário Trypanosoma cruzi, transmissor da Doença de Chagas, responsável por cerca 12.500 mortes por ano desde 2006 na América Latina (dados da Wikipédia).



A doença é transmitida para os humanos através do contato com as fezes do Barbeiro ou ainda através da ingestão de alimentos contaminados pelo inseto. Mulheres grávidas que contraírem a doença podem transmiti-la para o feto, provocando complicações.



Os besouros passeiam pelas calçadas, telhados, muros e paredes das casas. Dezenas, centenas deles espalhados pela rua. A suspeita dos moradores é que o criadouro dos besouros seja num terreno baldio, localizado na Avenida Princesa Isabel, onde funcionava uma lan house. Lá, os besouros aparecem em maior número, chamando a atenção de quem passa pela caçada. Nossa equipe foi até o local e registrou algumas imagens que comprovam a denúncia feita por alguns leitores.





O apelo da população é para que órgãos competentes, como a Vigilância Sanitária, façam uma varredura no local para localizar e acabar o verdadeiro criadouro dos insetos, que além de atormentares os moradores, podem transmitir a Doença de Chagas.


Por Pedro Hoffman/Fotos: Bolivar Santos para o Portal PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES